Pompeo diz que EUA cumprirão requisitos da ONU sobre vistos ao Irã

264

Por Carolina Gama

São Paulo – O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos cumprirão os requisitos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a concessão de visto para o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif. Ele, no entanto, não forneceu muitos detalhes sobre o assunto.

“Não comentamos questões sobre visto. Não posso dizer mais sobre a viagem do ministro Zarif aos Estados Unidos. A única coisa que posso dizer é que sempre obedecemos aos requisitos da ONU”, afirmou Pompeo em coletiva de imprensa no Departamento de Estado.

As declarações acontecem depois que a imprensa internacional noticiou, com base em fontes, que o governo norte-americano havia negado o pedido de visto de Zarif, que participaria da reunião do Conselho de Segurança da ONU, marcada para quinta-feira.

A escalada da tensão entre Estados Unidos e Irã aumentou depois que, na semana passada, um ataque aéreo ordenado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, matou o comandante da força Quds – uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã – o general Qassem Soleimani, uma das figuras mais proeminentes do país. Teerã prometeu retaliar. Solemani foi morte enquanto estava em Bagdá, no Iraque.