Pompeo apela a Grécia e Turquia por diálogo em disputa no Mediterrâneo

103
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, em coletiva / Foto: Departamento de Estado norte-americano

São Paulo – O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, apelou à Grécia e à Turquia pelo diálogo para chegarem a uma solução pacífica sobre a disputa marítima na região do Mediterrâneo Oriental.

“Foi ótimo ver o primeiro-ministro [grego, Kyriákos] Mitsotakis hoje em Creta. Tivemos uma conversa construtiva sobre cooperação política, econômica e energética regional. Os Estados Unidos encorajam o retorno ao diálogo e a resolução pacífica de quaisquer disputas no Mediterrâneo Oriental”, disse Pompeo, em publicação Twitter.

As tensões no Mediterrâneo têm aumentado em torno da exploração turca de gás natural em águas que Chipre e a Grécia afirmam ser suas zonas econômicas exclusivas.

A situação foi agravada em meados deste ano, quando a Turquia enviou o navio Oruc Reis, acompanhado por uma frota de embarcações militares, para perfurar o que a Grécia considera sua plataforma continental. A Grécia respondeu mobilizando suas forças armadas em alerta máximo e prometendo proteger seus direitos soberanos por todos os meios necessários.

Pompeo fez os comentários ao visitar a Grécia, como parte de uma viagem de cinco dias à Europa, que inclui ainda a Itália e a Croácia. O secretário assinou na cidade grega de Tessalônica um acordo bilateral de ciência e tecnologia e recebeu líderes empresariais do setor de energia para destacar a diversificação energética e projetos de infraestrutura.

Em Roma, Pompeo se encontrará com o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, para discutir a relação bilateral entre os dois países. Por fim, em 2 de outubro, o secretário viajará para a Croácia para se encontrar com o primeiro-ministro Andrej Plenkovic.