PMI industrial sobe a 51,8 pontos em novembro, diz Caixin

804

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China subiu para 51,8 pontos em novembro, após registrar 51,7 pontos em outubro, de acordo com dados divulgados pelo instituto IHS Markit em parceria com o grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Os dados mostraram melhorais sólidas na produção e nos novos pedidos, enquanto o emprego ficou amplamente estável. As pressões de inflação permaneceram fracas.

“O setor industrial da China continuou a se recuperar em novembro, com a demanda interna e externa aumentando e o subíndice de emprego do setor retornando ao território expansionista pela segunda vez este ano”, disse o diretor do CEBM Group, Zhengsheng Zhong.

Ele destacou, porém, que a confiança nos negócios permaneceu reduzida, pois persistiram preocupações sobre políticas e condições de mercado, e sua vontade de reabastecer estoques permaneceu limitada. “Isto é uma grande restrição à recuperação econômica, o que exige suporte contínuo a políticas”.

Por fim, ele disse que o investimento na indústria deve permanecem baixo por um tempo. “Se as negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos avançarem para a próxima fase e a confiança nos negócios for reparada efetivamente, a produção e investimento na indústria provavelmente verá uma sólida melhoria”.