PMI industrial do Japão fica em 52,7 pontos em junho em leitura revisada

249
Bandeira do Japão hasteada em frente à ONU. / Foto: Vreative commons

O PMI (Purchasing Managers’ Index), ou índice dos gerentes de compras, que mede a saúde geral do setor manufatureiro, caiu para 52,7 pontos em junho na leitura revisada dos dados, depois de registrar 53,3 pontos em maio. Os dados foram divulgados pelo Jibun e S&P Global.

De acordo com o relatório, as empresas do setor manufatureiro japonês sinalizaram uma nova melhoria das condições de operação em junho, embora a taxa de a expansão diminuiu em relação à observada em maio.

“Pressões inflacionárias substanciais, que amorteceram a produção e demanda no último período da pesquisa, foram atribuídos a graves faltas de materiais e atrasos na entrega, especialmente para semicondutores. Embora a inflação de preços de insumos tenha diminuído pela primeira vez em quatro meses, as empresas cada vez mais repassavam seus encargos de custo para os clientes, já que as taxas de porta de fábrica aumentaram mais rápido no histórico da pesquisa. Além disso, as empresas também buscaram construir estoques de segurança de matérias-primas para se proteger contra futuros aumentos de preços e interrupções”, afirma o economista Usamah Bhatti, da S&P Global.