PMI industrial de janeiro vai a 47,5 pontos e tem maior alta em três meses

682
Fábrica da empresa brasileira BRF em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial subiu de 44,2 pontos em dezembro para 47,5 pontos em janeiro. Ainda assim, pontua a S&P Global, o resultado mostra a piora do setor industrial nacional. Por outro lado, o indicador teve a maior alta em três meses.

Para a diretora associada de economia da S&P Global, Pollyanna de Lima, “o atual ambiente de negócios do Brasil continua difícil, com os fabricantes enfrentando uma demanda fraca subjacente e o adiamento de projetos existentes devido a um mercado inflado, altos custos de empréstimos e preocupações com políticas públicas. Os fabricantes de produtos novamente optaram por reduzir os volumes de produção, a compra de insumos e o emprego, enquanto esperam uma recuperação nas vendas e se concentram em manter as despesas baixas”.

“As empresas mantiveram um tom otimista em relação ao horizonte de 12 meses, prevendo uma recuperação na demanda. Também houve menções de que investimentos e lançamentos de novos produtos devem aumentar a produção ao longo de 2023”, observou Lima.

Acima da linha dos 50 pontos, o indicador sugere crescimento. Os dados foram coletados entre os dias 12 e 24 de janeiro.