PMI industrial da China sobe a 52,8 pts em julho, diz Caixin

105

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China subiu para 52,8 pontos em julho, após marcar 51,2 pontos em junho, de acordo com dados divulgados pelo instituto IHS Markit em parceria com o grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Segundo a pesquisa, a produção cresceu pelo quinto mês consecutivo, com maior demanda de clientes em meio a uma recuperação adicional das condições do mercado da pandemia de covid-19.

Além disso, novos negócios se expandiram em ritmo mais acentuado desde o início de 2011, mas a demanda no exterior permaneceu moderada. O emprego, por sua vez, permanecer fraco, em território negativo pelo sétimo mês seguido.

“No geral, as crises da epidemia em algumas regiões não prejudicaram a melhoria na tendência da economia industrial, que continuou recuperando-se à medida que mais medidas de controle de pandemia foram retiradas”, de acordo com o economista sênior do Caixin Insight Group, Wang Zhe.