PMI do setor industrial do Japão sobe a 49,0 pts em novembro após revisão

193
Bandeira do Japão hasteada em frente à ONU. / Foto: Vreative commons

São Paulo — O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão subiu para 49,0 pontos em novembro, após registrar 48,7 pontos em outubro, segundo dados revisados divulgados ontem pelo instituto de pesquisas IHS Markit em parceria com o Jibun Bank.

A leitura preliminar mostrava queda para 48,3 pontos em agosto. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.

“O setor industrial japonês continuou avançando para condições operacionais mais estáveis em 15 meses no período mais recente da pesquisa, após quedas mais suaves em produção e novos pedidos”, disse o economista do IHS Markit, Usamah Bhatti.

“Ainda assim, permanece a preocupação de que as fraquezas causadas pela pandemia de covid-19 persistem como resultado e com a queda nos novos pedidos pelo vigésimo terceiro mês consecutivo. Além disso, as taxas de infecção aumentaram muito no mercado doméstico e nos mercados internacionais, o que resultou em uma queda renovada nos pedidos de exportação, o que diminuiu ainda mais a confiança”, acrescentou.