PMI do setor industrial da Alemanha cai a 57,1 pts em janeiro após revisão

101

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha caiu para 57,1 pontos em janeiro, de 58,3 pontos em dezembro, segundo dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A leitura preliminar mostrava queda para 57,0 pontos em janeiro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.

O setor industrial alemão manteve-se em território de crescimento em janeiro e está fazendo muito trabalho pesado em termos de apoio à atividade econômica geral durante o bloqueio atual, de acordo com o diretor associado de Economia do IHS Markit, Phil Smith.

“No entanto, a pesquisa é preocupante em relação à crescente incidência de atrasos no abastecimento”. Segundo ele, o aumento da demanda por insumos dos fabricantes, combinado com escassez de materiais e transporte de contêineres criou uma tempestade perfeita para cadeias de abastecimento, com a pesquisa de janeiro indicando um aumento recorde nos prazos de entrega.

“Embora qualquer impacto nos níveis reais de produção pareça ter sido apenas limitado até agora, com a manutenção do ritmo de produção e novos pedidos, estamos vendo níveis decrescentes de estoques nos fabricantes e, portanto, um crescente risco de interrupção”.