PMI do setor industrial da eurozona cai a 53,8 pts em novembro após revisão

151

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da zona do euro caiu para 53,8 pontos em novembro, depois de ter marcado 54,8 pontos em outubro, de acordo com dados revisados divulgados ontem pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A versão preliminar havia mostrado 54,8 pontos em outubro. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.

“Embora a taxa de expansão tenha esfriado a partir da alta de 32 meses de outubro em meio a novas medidas de bloqueio, a expansão deve ajudar a amenizar o golpe econômico das restrições de covid-19, que atingiram mais o setor de serviços”, disse o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

“A pesquisa, portanto, acrescenta evidências de que a região evitará no último trimestre do ano uma escala semelhante de desaceleração registrada no segundo trimestre”.

Williamson destacou que a Alemanha foi mais uma vez o principal motor por trás da expansão da região. Excluindo o país, o crescimento da produção chegou perto de estagnar