PMI do setor industrial da Alemanha cai a 66,4 pontos em abril

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha caiu para 66,4 pontos em abril, de 66,6 pontos em março, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial alemão recuou para 67,7 pontos em abril, depois de marcar 68,9 pontos em março.

“O setor industrial do país permanece em uma base sólida, embora mesmo aqui o os dados mostram que o crescimento está sendo contido por problemas na oferta”, de acordo com o diretor associado do IHS Markit, Phil Smith.

“O desequilíbrio de demanda e oferta entre as cadeias de suprimentos de manufatura continuam a subir os custos das empresas, que agora estão aumentando no maior nível em mais de uma década”, disse ele.

Por outro lado, “houve boas notícias sobre o emprego em abril, como os esforços dos fabricantes em particular para expandir a capacidade gerando o aumento no maior nível em números da força de trabalho do setor privado em dois anos e meio.”