PMI do setor industrial da Alemanha cai a 57,9 pontos em novembro

484

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha caiu para 57,9 pontos em novembro, de 58,2 pontos em outubro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial recuou para 62,7 pontos em novembro, depois de marcar 65,1 pontos em outubro.

Segundo a pesquisa, a queda no PMI industrial reflete as novas medidas de bloqueio para conter a disseminação da doença do novo coronavírus, mas o indicador permanece em território de expansão.

“A resiliência exibida pelo setor industrial, que a pesquisa mostra ser beneficiando pelo crescimento das vendas para a Ásia em particular, apoia nossa visão de que qualquer desaceleração no final do trimestre deve ser muito mais raso do que aquelas visto no primeiro semestre do ano”, disse o diretor associado do IHS Markit, Phil Smith.

“As notícias positivas em torno do desenvolvimento de vacinas contra covid-19 ajudaram a levantar o ânimo entre as empresas alemãs, muitas das quais agora esperam para um retorno à normalidade nos próximos 12 meses. Isso parece ter sido um fator de suporte nos últimos dados de emprego, que mostram os números de empregos em fábricas se aproximando da estabilização”, acrescentou ele.