PMI do setor industrial cai a 61,1 pts em agosto após revisão

Foto: Anamul Rezwan / Pexels

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu a 61,1 pontos em agosto, depois dos 63,4 pontos de julho, segundo dados revisados publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A leitura preliminar havia mostrado baixa para 61,2 pontos. Analistas esperavam o mesmo número na leitura revisada de agosto. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.

“Os produtores de bens dos Estados Unidos continuaram a registrar aumentos acentuados na produção e no volume de novos pedidos em agosto, com o aumento da demanda novamente. Dito isso, as restrições à produção devido à escassez de material exerceram pressão adicional sobre a capacidade, já que os pedidos em atraso aumentaram a uma taxa quase recorde”, afirma o economista sênior do IHS Markit, Siân Jones.

“Não apenas as empresas enfrentam dificuldades ao tentar liberar trabalhos pendentes, mas também encontram novos aumentos nos custos dos fornecedores. O ritmo da inflação de custos excedeu o recorde da série anterior em meio a uma ampla escassez de insumos. As condições favoráveis de demanda permitiram que os preços dos produtos acabados também subissem a uma taxa sem precedentes, à medida que as empresas buscavam proteger suas margens”, continuou ele.