PMI do setor de serviços no Reino Unido cai a 52,3 pontos em outubro

191

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido caiu a 52,3 pontos em outubro, de 56,1 pontos em setembro, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI de todos os setores, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 52,9 pontos em outubro, de 56,5 pontos em setembro.

Segundo a pesquisa, o último recuo na produção do setor de serviços deveu-se à retomada da desaceleração nas indústrias de viagens, lazer e hospitalidade em meio a restrições ao comércio e medidas locais de bloqueio.

“O crescimento mais lento da produção, a queda renovada da demanda e nova deterioração do mercado de trabalho sugerem que a economia começou o quarto trimestre com uma base fraca”, de acordo com economista do IHS Markit, Chris Williamson.

“Embora as preparações de Brexit possam causar um aumento de curto prazo para algumas partes da economia antes de 31 de dezembro, casos crescentes de covid-19 e a imposição de medidas de bloqueio local são um mau presságio para as perspectivas econômicas de curto prazo”, disse ele.