PMI do setor de serviços dos EUA sobe para 51,6 pontos em novembro

736

Por Julio Viana

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos subiu a 51,6 pontos em novembro, depois de atingir 50,6 pontos em outubro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas previam alta para 51,0 pontos em outubro. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, subiu para 51,9 pontos em novembro, depois de marcar 50,6 pontos em outubro.

Segundo o relatório, o os pedidos aumentaram, no entanto, os investimentos em novos negócios foram fracos e bem abaixo das taxas vistas no início do ano. No entanto, as empresas aumentaram o número de empregados.

“No entanto, apesar de melhorar, o quadro das condições atuais de negócios permanece moderado pelos padrões observados na última década e o clima de negócios ainda está sombrio em relação às perspectivas para o próximo ano”, disse o economista chefe de negócios do IHS Markit, Chris Williamson.