PMI do setor de serviços do Reino Unido cai a 57,8 pontos em julho

394
Foto: Banco da Inglaterra (BoE)

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido caiu a 57,8 pontos em julho, de 62,4 pontos em junho, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI de todos os setores, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 57,7 pontos em julho, de 62,2 pontos em junho.

“Embora a atividade de serviços tenha continuado crescendo, auxiliada pela flexibilização das restrições de bloqueio para o mais baixo desde o começo da pandemia, a taxa de expansão diminuiu drasticamente para a mais fraca desde março, segundo o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

“Transporte, hospitalidade e outras empresas de serviços voltados para o consumidor foram as mais atingidas, embora a indústria também tenha visto o crescimento enfraquecer acentuadamente durante o mês”.

Segundo o economista, houve aumentos sem precedentes em 20 anos de pesquisa nos custos de empresas, na medida em que a escassez de oferta elevou os preços de bens, fornecedores de serviços aumentaram os preços e os salários dos funcionários continuaram a subir.