PMI do setor de serviços do Japão cai a 21,5 pontos em abril

667

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Japão caiu para 21,5 pontos em abril, de 33,8 pontos em março, de acordo com dados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit e pelo Jibun Bank.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços recuou para 25,8 pontos em abril, de 36,2 pontos em março.

“A crise econômica do Japão acelerou em abril, de acordo com os dados mais recentes da pesquisa. Dada a resposta intensificada do governo para combater a disseminação do covid-19, não surpreende ver uma infinidade de baixas recordes na pesquisa do setor de serviços”, disse o economista do IHS Markit, Joe Hayes.

Segundo ele, a economia japonesa deve estar se contraindo em 12% em uma taxa anual. “Dito isto, o índice de emprego manteve-se bastante bem em abril, sinalizando apenas um leve declínio mensal. Esse é um bom sinal e, se a maioria das empresas mantiver sua força de trabalho, apoiará fortemente uma recuperação mais rápida”, concluiu.