PMI do setor de serviços da eurozona sobe a 58,0 pontos em junho

280
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro subiu para 58,0 pontos em junho, de 55,2 pontos em maio, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 59,2 pontos em junho, de 57,1 pontos em maio.

“A economia da zona do euro está crescendo em um ritmo que não visto por 15 anos, conforme as empresas relatam um aumento demanda, com a retomada se tornando cada vez mais de base ampla, estendendo-se desde a fabricação até mais setores de serviços, especialmente empresas voltadas para o consumidor”, disse o economista chefe do IHS Markit, Chris Williamson.

Segundo ele, o alívio de medidas restritivas e o avanço na vacinação contra covid-19 “não tem apenas facilitou uma maior atividade no setor de serviços em particular, mas a brilhante perspectiva de vida cada vez mais voltando ao normal também empurrou confiança a um ponto mais alto, alimentado ainda mais gastos e incentivando contratações”.

Ainda de acordo com a pesquisa, em meio a sinais de demanda maior do que o fornecimento de muitos bens e serviços, as pressões inflacionárias voltaram a subir em junho.