PMI do setor de serviços da eurozona sobe a 56,6 pontos em novembro

431
Foto: União Europeia

São Paulo, 23 de novembro de 2021 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro subiu para 56,6 pontos em novembro, de 54,6 pontos em outubro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 55,8 pontos em novembro, de 54,2 pontos em outubro.

“Uma expansão mais forte da atividade empresarial em novembro desafiou as expectativas dos economistas de uma desaceleração, mas é improvável que impeça a zona do euro de sofrer um crescimento mais lento no quarto trimestre, especialmente porque o aumento de casos de vírus parece prestes a causar renovadas interrupções para a economia em dezembro”, disse o economista-chefe de Negócios do IHS Markit, Chris Williamson.

Segundo ele, o melhor desempenho do setor de serviços pode ter uma vida frustrantemente curta se novas restrições de combate ao vírus precisarem ser impostas. O setor de viagens e recreação já viu o crescimento se deteriorou acentuadamente desde o verão [no Hemisfério Norte].