PMI do setor de serviços da eurozona cai a 54,7 pontos em outubro

486
Foto: StarLight / freeimages.com

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 54,7 pontos em outubro, de 56,4 pontos em setembro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 54,3 pontos em outubro, de 56,2 pontos em setembro.
“Uma forte desaceleração em outubro significa que a zona do euro começa o quarto trimestre com uma dinâmica de crescimento mais fraca desde abril”, disse o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson, citando fraquezas no setor industrial.
“O setor de serviços, entretanto, viu parte da repercussão do verão [local] desaparecer, assim como números de casos de vírus ressurgentes trazem renovadas preocupações, nomeadamente na Alemanha. Essas preocupações mais uma vez atingiram as viagens voltadas para o consumidor, turismo e setores de recreação em particular”, afirmou.