PMI de serviços da China sobe a 53,8 pts em outubro, diz Caixin

466
Foto: Freeimages.com/ Martin Boulanger

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 53,8 pontos em outubro, de 53,4 pontos em setembro, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e do grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 51,5 pontos em outubro, de 51,4 pontos em setembro.

“A oferta e a demanda se recuperaram na medida em que interrupções locais por surtos de covid-19 desapareceram em meados de outubro. Os medidores para a atividade empresarial e o total de novos negócios alcançaram a nível mais alto em três meses”, disse o economista sênior do Caixin Insight Group, Dr. Wang Zhe.

Segundo ele, a demanda externa também se recuperou, assim como o mercado de trabalho. Os preços continuaram subindo, devido ao aumento dos custos de mão de obra e matéria-prima. Por fim, as expectativas de negócios caíram para o ponto mais baixo em quatro meses. “Algumas empresas pesquisadas estavam preocupadas com o aumento dos custos e a estabilidade das redes de fornecimento”.