PMI do setor de serviços da Alemanha cai a 46,8 pontos em janeiro

194

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da Alemanha caiu para 46,8 pontos em janeiro, de 47,0 pontos em dezembro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 50,8 pontos em janeiro, depois de marcar 52,0 pontos em dezembro.

“Houve poucas surpresas no PMI de janeiro da Alemanha, com os dados da indústria permanecendo fortes, mas mostrando uma ligeira perda de impulso, enquanto a atividade de serviços foi ainda mais deprimida pelas medidas de bloqueio introduzidas em meados de dezembro”, disse o diretor associado do IHS Markit, Phill Smith.

“No geral, a economia alemã fez um lento início do ano, e a extensão das atuais medidas de contenção até pelo menos meados de fevereiro significa que 20parece ser a imagem de várias semanas que estão por vir”.