PMI de serviços dos EUA sobe a 49,6 pontos em julho

653

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos subiu a 49,6 pontos em julho, depois de atingir 47,9 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas previam alta para 51,0 pontos em julho. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, subiu para 50,0 pontos em julho, depois de marcar 47,9 pontos em junho.

A taxa de declínio do PMI de serviços diminuiu para o menor nível em seis meses, mas os novos pedidos aceleraram a queda, de devido ao ressurgimento do surto do novo coronavírus e à demanda mais fraca de clientes, diz pesquisa.

“No entanto, pressão sobre a capacidade levou a um ligeiro aumento no número de trabalhadores”, segundo o IHS Markit.

Já a taxa de inflação dos preços dos insumos avançou em julho, e os preços de venda subiram ao maior nível desde outubro de 2018.

Por fim, a pesquisa mostra que a confiança nos negócios continuou a melhorar entre prestadores de serviços em meio à esperança pelo fim da pandemia.