PMI de serviços dos EUA atinge mínima recorde de 27 pontos em abril

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São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu a 27,0 pontos em abril, seu menor nível histórico, depois de atingir 39,8 pontos em março, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas previam 32,0 pontos em abril. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, caiu para 27,4 pontos em abril, seu menor nível histórico, depois de marcar 40,9 pontos em março.

O setor de serviços teve sua maior contração desde o início a série histórica, em outubro de 2009, devido à pandemia do novo coronavírus. Os novos pedidos caíram em um ritmo substancial, com a queda na demanda atribuída a bloqueios e medidas emergenciais de saúde pública para limitar a propagação do vírus.

Segundo a pesquisa, a natureza global do surto também levou a uma diminuição histórica da demanda de clientes estrangeiros. Já o sentimento em relação às perspectivas futuras caiu para uma nova série baixa, em meio a incerteza sobre quanto tempo os bloqueios e as medidas de distanciamento social durarão.

“A grande quantidade de negócios não essenciais que foi encerrado temporariamente em meio a esforços para conter o vírus significa que o golpe foi mais fortemente sentido no setor de serviços, e especialmente para empresas voltadas ao consumidor nas áreas de recreação e viagens”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.