PMI de serviços da eurozona cai a 11,7 pontos em abril, menor nível histórico

693

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro caiu para 11,7 pontos em abril, seu menor nível histórico, de 26,4 pontos em março, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 13,5 pontos em abril, seu menos nível histórico, de 51,6 pontos em março.

“A extensão na qual a pesquisa PMI mostrou colapso nos negócios na zona do euro excede em muito qualquer coisa já vista antes em mais de 20 anos de coleta de dados”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson. Os dados começaram a ser coletados em julho de 1998.

“Com grandes áreas da economia provavelmente permanecendo bloqueadas para conter a propagação do covid-19 nas próximas semanas, o segundo trimestre deverá registrar a pior crise que a região já viu”, disse.

“Diante de tal queda prolongada da demanda, a perda de empregos pode intensificar a partir do atual ritmo recorde e novos receios serão aumentados quanto ao custo econômico de conter o vírus”, acrescentou.