PMI de serviços da China sobe a 43,0 pontos em março, diz Caixin

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São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 43,0 pontos em março, depois do recorde de baixa de 26,5 pontos em fevereiro, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e do grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 46,7 pontos em março, de 27,5 pontos em fevereiro.

Em março, o PMI de serviços alcançou seu segundo nível mais baixo desde o início da pesquisa, em 2005. “A atividade de serviços permaneceu sob enorme pressão e continuou a encolher acentuadamente em meio a restrições para conter a epidemia de coronavírus”, disse o economista-chefe do CEBM Group, Zhengsheng Zhong.

A demanda doméstica e estrangeira encolheu ainda mais, com novos pedidos e pedidos de exportação no segundo pior nível já registrado. A pressão de custos no setor de serviços aumentou, e o emprego contraiu mais, enquanto a confiança nos negócios permaneceu baixa.

“Tal situação requer que os formuladores de políticas reduzam a meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano e intensifiquem esforços anticíclicos para apoiar áreas como consumo e infraestrutura, particularmente devido à contração acelerada no mercado de trabalho do setor de serviços”, concluiu o economista.