PMI de serviços da Alemanha sobe a 47,0 pts em dezembro após revisão

129

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da Alemanha subiu para 47,0 pontos em dezembro, de 46,0 pontos em novembro, segundo dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. Na versão preliminar, o índice havia avançado para 47,7 pontos.

Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 52,0 pontos em dezembro, de 51,7 pontos em novembro. A versão preliminar havia mostrado alta para 52,5 pontos.

“O setor de serviço alemão encerrou 2020 em contração em meio aos esforços para conter uma segunda onda de infecções pelo novo coronavírus”, disse o diretor associado do IHS Markit, Phil Smith.

“Ao contrário do primeiro bloqueio, no entanto, a interrupção da atividade no último trimestre de 2020 foi confinada principalmente aos setores onde fechamentos estavam em vigor, enquanto outras partes da economia, notadamente a indústria, mostrou muito maior resiliência”.

Segundo ele, as empresas se tornaram mais otimistas sobre as perspectivas em um ano graças ao desenvolvimento de vacinas contra covid-19, mas no curto prazo o quadro permanece incerto, com restrições à atividade definidas para permanecerem em vigor enquanto o número de casos permanece alto.