PMI de serviços cai a 52,5 pontos em dezembro, diz Caixin

412
Foto: Freeimages.com/ Gary Tamin

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China caiu para 52,5 pontos em dezembro, de 53,5 pontos em novembro, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e do grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 52,6 pontos em dezembro, de 53,2 pontos em novembro.

O PMI de serviços teve sua primeira baixa depois de atingir seu nível mais alto em sete meses no ano passado. O índice de expansão caiu para seu menor número em quatro meses e o número de exportações também diminuiu. No entanto, o mercado de trabalho e as vendas tiveram crescimento moderado em dezembro.

“A economia geral da China caminha para a estabilização. Os indicadores de novos pedidos, emprego e preços de produção permaneceram em território positivo, apesar das quedas modestas. É difícil melhorar a medida de confiança nos negócios, que permaneceu em um nível relativamente baixo em dezembro”, disse diretor de análise macroeconômica do CEBM Group, Zhengsheng Zhong. “Olhando para o futuro, o acordo comercial da fase um entre a China e os Estados Unidos deve poder ajudar a recuperar o sentimento corporativo.”