PMI de atividade industrial na zona do euro cai a 47,8 pontos em junho

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da zona do euro subiu a 47,8 pontos em junho, de 47,7 pontos em maio, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial caiu a 48,8 pontos em junho, de 48,9 pontos em maio.

O setor industrial da zona do euro permaneceu em declínio em junho, com a produção caindo pelo quinto mês seguido e a uma taxa marginalmente mais íngreme do que a vista em maio. A desaceleração no setor completou um trimestre, no qual produção sofreu seu maior declínio em seis anos.

Os pedidos de exportação de bens caíram durante o mês, embora o ritmo de queda tenha desacelerado para o mais fraco desde janeiro. O emprego, por sua vez, melhorou levemente. Já as expectativas para os próximos meses deterioraram-se, em meio às incertezas geopolíticas e 

“Fabricantes relataram preocupações com a desaceleração da demanda nos mercados de exportação e o impacto disruptivo das guerras comerciais”, diz a pesquisa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com