PMI de atividade industrial dos EUA sobe para 59,0 pontos em março

Foto: Anna Shvets / Pexels

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos sobe para 59,0 pontos em março, de 58,6 pontos em fevereiro, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam alta para 58,9 pontos em março. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.

O PMI que mede apenas a produção do setor industrial caiu para 54,5 pontos em março, de 57,8 pontos em fevereiro.

“O lançamento da vacina, a reabertura da economia e um adicional de US$ 1,9 trilhão em estímulos ajudaram a elevar a demanda a uma extensão não vista há mais de seis anos, impulsionando o crescimento dos pedidos de bens e serviços para níveis máximos de vários anos”, afirma o economista chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

“Os produtores estão cada vez mais incapazes de acompanhar a demanda, no entanto, principalmente devido a interrupções e atrasos na cadeia de suprimentos. Preços mais altos se seguiram, com taxas de custo de insumos e inflação de preços de venda muito acima de qualquer coisa vista anteriormente na história da pesquisa”, conclui.