PMI de atividade industrial dos EUA sobe para 53,6 pontos em agosto

212
Foto: Casa Branca

São Paulo — O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 53,6 pontos em agosto, seu maior nível em um ano e sete meses, depois de atingir 50,9 pontos em juçho, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam alta para 51,5 pontos em agosto. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.

O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 53,9 pontos em agosto, de 51,7 pontos em julho.

Os dados mostram que houve aumento na produção e nos novos pedidos e, pela primeira vez em meses, do nível de emprego. A confiança para os próximos meses subiu.

Para o economista chefe em negócios da IHS Markit, Chris Williamson, “de forma encorajadora, as empresas sinalizaram um aumento acelerado nas contratações, à medida que maiores ingressos de novos negócios aumentaram a pressão sobre a capacidade. Alguns também mencionaram que o tempo necessário para estabelecer práticas de negócios seguras agora lhes permitiu expandir o número de sua força de trabalho”.