PMI de atividade industrial dos EUA sobe para 51,3 pontos em julho

554

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, nasigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 51,3 pontos em julho, seu maior nível em seis meses, depois de atingir 49,8 pontos em junho, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam alta para 52,0 pontos em julho. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.

O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 52,1 pontos em julho, de 47,5 pontos em junho.

Os dados mostram que houve aumento na produção e nos novos pedidos pela primeira vez em meses, com mais demanda pelas empresas. O nível de empregos continua moderado, com alguns negócios ainda cautelosos com os próximos meses.

Para o economista chefe em negócios da IHS Markit, Chris Williamson, “felizmente, as faltas de empregos observadas nos quatro meses anteriores chegaram ao fim, mas as empresas continuam receosas de contratar mais funcionários, devido à fraqueza das atuais encomendas. As expectativas futuras melhoraram, no entanto, com o otimismo subindo ao mais alto por mais de um ano, à medida que um número crescente de empresas vê melhores tempos pela frente.”.