PMI de atividade industrial dos EUA sobe a 59,1 pontos em novembro

Foto: FreeImages.com / Lisa Setrini-Espinosa

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 59,1 pontos em novembro, de 58,4 pontos em outubro, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam 58,6 pontos em novembro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 53,9 pontos em novembro, de 52,1 pontos em outubro.

“A economia dos Estados Unidos continua aquecida. Apesar de uma taxa mais lenta de expansão da atividade empresarial em novembro, o crescimento permanece acima da média pré-pandemia de longo prazo da pesquisa, à medida que as empresas continuam a se concentrar em aumentar a capacidade para atender à demanda crescente”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

“No entanto, a desaceleração ressalta como a economia está lutando para lidar com as constantes restrições de oferta. Embora os atrasos nas entregas dos fornecedores tenham diminuído para o mínimo em seis meses, o alongamento dos prazos de entrega permanece muito maior do que qualquer coisa vista antes da pandemia, restringindo a produção em relação à demanda e, mais uma vez, fazendo com que os preços subam acentuadamente”.