PMI de atividade industrial dos EUA cai para 61,2 pts em agosto

Foto: Anna Shvets / Pexels

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 61,2 pontos em agosto, de 63,4 pontos em julho, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam 63,1 pontos em agosto. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial diminuiu para 56,3 pontos em agosto, de 59,7 pontos em julho.

“Os preços cobrados por bens e serviços cresceram a uma taxa crescente, à medida que a demanda mais uma vez superou a oferta, principalmente no setor manufatureiro”, afirma economista chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

Segundo ele, os preços devem continuar a subir devido à escassez de materiais e mão de obra. “Não apenas os atrasos na cadeia de suprimentos atingiram um novo recorde de pesquisa, mas a pesquisa de agosto viu crescentes frustrações em relação às contratações.

O crescimento do emprego caiu para o nível mais baixo desde julho do ano passado, pois as empresas não conseguiram encontrar pessoal adequado ou os trabalhadores existentes trocaram de emprego”, explicou.