PMI de atividade industrial dos EUA cai a 58,3 pontos em novembro após revisão

421
Foto: Anamul Rezwan / Pexels

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu pouco para 58,3 pontos em novembro, de 58,4 pontos em outubro, segundo dados revisados publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A leitura preliminar havia mostrado 59,1 pontos. Analistas esperavam o mesmo número, de 59,1 pontos, na leitura revisada. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.

“Grande parte da manufatura dos Estados Unidos continua prejudicada por gargalos na cadeia de suprimentos e dificuldades para preencher as vagas de pessoal”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

Segundo ele, embora novembro tenha trazido alguns sinais de problemas da cadeia de abastecimento diminuindo ligeiramente para o nível mais baixo registrado em seis meses, a escassez generalizada de insumos significou que o crescimento da produção foi novamente severamente restringido.

“Enquanto a demanda permanece firme, novembro trouxe sinais de crescimento de novos pedidos esfriando para o nível mais baixo até agora este ano, vinculado à escassez que limita o escopo para impulsionar as vendas e sinais de recuo dos clientes, já que os preços continuaram a subir acentuadamente durante o mês”, disse ele.