PMI de atividade industrial dos EUA cai a 55,0 pontos em janeiro

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 55,0 pontos em janeiro, de 57,7 pontos em dezembro, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam 57,0 pontos em janeiro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial caiu para 50,3 pontos em janeiro, de 53,6 pontos em dezembro.

“O aumento dos casos de covid-19 levou a economia dos Estados Unidos a uma quase paralisação no início do ano, com as empresas interrompidas pela piora dos atrasos na cadeia de suprimentos e pela escassez de pessoal, com novas restrições para controlar a disseminação da variante Ômicron prejudicando o setor fabril”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

“No entanto, a produção tem sido afetada pela variante Ômicron muito mais do que a demanda, com um crescimento robusto das entradas de novos negócios sugerindo que o crescimento voltará a crescer quando as restrições forem relaxadas”, completou Williamson.