PMI de atividade industrial dos EUA cai a 48,5 em março após revisão

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor industrial dos Estados Unidos caiu para 48,5 pontos em março, de 50,7 pontos em fevereiro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A versão preliminar indicava 49,2 pontos em março.

O mercado previa 47,3 pontos. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. As indústrias norte-americanas tiveram sua perda mias rápida desde agosto de 2009 como resultado da pandemia de coronavírus.

“Um número crescente de fechamentos e bloqueios de empresas à medida que o país luta contra o surto de Covid-19 significa que os níveis de negócios entraram em colapso”, afirma o economista chefe em negócios da IHS MArkit, Chris Williamson. ”

“Enquanto alguns produtores relataram estar mais ocupados como resultado de atividades de armazenamento de estoques e antivírus, principalmente nos setores de alimentos e saúde, essas são minorias e a maioria dos setores relatou uma rápida deterioração na demanda e produção”, concluiu.