PMI de atividade industrial do Japão sobe a 49,3 pontos em janeiro

263

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão subiu para 49,3 pontos em janeiro, após registrar 48,4 pontos em dezembro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit em parceria com o Jibun Bank.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Os novos pedidos tiveram queda fraca, enquanto os novos pedidos de exportação passaram a crescer, depois de declinarem em dezembro. O emprego, por sua vez, teve crescimento forte, e as perspectivas de produção para o futuro ficaram fortemente positivas.

“A confiança industrial subiu em janeiro na esteira da redução das tensões entre os Estados Unidos e China e com algum otimismo com as relações entre o Japão e a Coreia do Sul”, disse o economista do IHS Markit, Joe Hayes. “Comentários de painelistas sugerindo que as condições de demanda no setor de semicondutores aceleraram é um sinal promissor”.