PMI de atividade industrial do Japão cai a 52,2 pontos em julho

255

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão caiu para 52,2 pontos em julho, após registrar 52,4 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit em parceria com o Jibun Bank.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial japonês recuou para 50,5 pontos em julho, de 50,7 pontos em junho.

A produção e crescimento de novos pedidos diminuiu para mínimos de seis meses no período mais recente da pesquisa em meio à alta de casos de covid-19 e constantes atrasos no recebimento de matérias-primas, de acordo com a pesquisa.

Os fabricantes também observaram que a demanda por equipe diminuiu em julho, com a taxa de criação de empregos a mais suave desde abril. No entanto, o sentimento positivo permaneceu forte no geral, apesar de diminuir ligeiramente a partir de junho.

“A interrupção da atividade provavelmente continuará até que a última onda de infecções por covid-19 e restrições aprovadas sob o estado de emergência sejam suspensas”, disse o economista da IHS Markit, Usamah Bhatti. As empresas estavam otimistas de que as condições iriam melhorar no ano seguinte, embora o grau de otimismo tenha sido o menor desde janeiro.