PMI de atividade industrial do Japão cai a 51,2 pontos em setembro

310

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão caiu para 51,2 pontos em setembro, após registrar 52,7 pontos em agosto, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit em parceria com o Jibun Bank.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial japonês recuou para 48,1 pontos em setembro, de 51,0 pontos em agosto.
“Os fabricantes notaram a primeira redução na produção desde o início do ano”, de acordo com o economista da IHS Markit, Usamah Bhatti. “As empresas do setor privado relataram uma intensificação das pressões sobre os preços”, afirmou.
Segundo Bhatti, as empresas atribuíram o aumento aos maiores custos de matéria-prima, de frete e pessoal em meio à escassez de suprimentos. “A interrupção da atividade de curto prazo provavelmente permanecerá até a última onda de infecções por covid-19 passar e as restrições promulgadas sob as leis de estado de emergência serem suspensas, atualmente programadas para o fim de setembro”.