PMI de atividade industrial da eurozona sobe a 47,8 pontos em janeiro

244

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da zona do euro subiu para 47,8 pontos em janeiro, de 46,3 pontos em dezembro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 47,5 pontos em janeiro, depois de marcar 46,1 pontos em dezembro.

“Embora o ano possa ter mudado, o desempenho da economia da zona do euro foi familiar em janeiro. O crescimento da produção ficou inalterado em relação ao ritmo modesto observado em dezembro, sinalizando que a economia falhou novamente em registrar uma recuperação no impulso do crescimento”, disse o diretor do IHS Markit, Andrew Harker.

“O pior das crises da indústria parece ter passado e o setor parece estar caminhando para a estabilização”, acrescentou. Ainda segundo Harker, a França e Alemanha continuaram a crescer, enquanto a confiança dos negócios em toda zona do euro subiu para seu maior nível em 16 meses.