PMI industrial dos EUA sobe a 53,1 pontos em agosto após revisão

132
Foto: Casa Branca

São Paulo — O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 53,1 pontos em agosto, depois de atingir 50,9 pontos em julho, de acordo com dados revisados publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A versão preliminar havia mostrado leitura de 53,6 pontos. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.

Houve aumento dos novos pedidos com as exportações crescendo em seu nível mais alto em quatro anos. Além disso, os empregos cresceram pela primeira vez desde fevereiro.

“A recuperação do setor industrial ganhou mais terreno em agosto, adicionando indicações de que o terceiro trimestre deve registrar uma forte recuperação da produção em relação ao declínio acentuado sofrido no segundo trimestre”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamsom.

“É encorajador que o fluxo de novos pedidos tenha melhorado significativamente, ultrapassando a produção e deixando muitas empresas lutando para produzir bens suficientes para atender à demanda, muitas vezes devido à falta de capacidade operacional. Consequentemente, as pendências de trabalho incompleto aumentaram pela taxa mais rápida desde os primeiros meses de 2019, incentivando um número crescente de empresas a contratar mais funcionários”, concluiu ele.