PMI da indústria nos EUA sobe para 56,7 pontos em novembro

660
Foto: JM Griffin / freeimages.com

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 56,7 pontos em novembro, de 53,4 pontos em outubro, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam baixa para 53,0 pontos em novembro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.
O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 58,7 pontos em novembro, de 53,3 pontos em outubro.

“A atividade empresarial na indústria e nos serviços aumentou em novembro pela taxa mais forte desde março de 2015. A recuperação refletiu um fortalecimento adicional da demanda, que por sua vez encorajou as empresas a contratar pessoal a uma taxa nunca vista desde o início da pesquisa em 2009”, afirma o economista chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

“As empresas estão lutando por insumos e trabalhadores para atender ao recente crescimento da demanda e às crescentes cargas de trabalho futuras. As expectativas em relação ao ano que vem subiram para as mais otimistas em mais de seis anos, refletindo a combinação de um aumento pós-eleitoral na confiança e notícias encorajadoras de que as vacinas podem permitir um retorno às condições de negócios mais normais em um futuro não muito distante”, conclui.