PIB do Reino Unido do 3T21 sobe 1,1% ante 2T21 e 6,8% ante 3T20

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no terceiro trimestre de 2021 subiu 1,1% na comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados revisados divulgados pelo departamento nacional de estatísticas.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o PIB cresceu 6,8% de julho a setembro deste ano. No segundo trimestre de 2021, segundo dados revisados, a economia britânica havia avançado 5,4% ante o trimestre anterior.

O nível do PIB trimestral está agora 1,5% abaixo de onde estava antes da pandemia do novo coronavírus no quarto trimestre de 2019. Os setores de hotelaria, artes, entretenimento e recreação, cujas restrições foram flexibilizadas, contribuindo para a reabertura da economia, contaram positivamente para o PIB. Já os setores de produção e construção caíram.

O consumo das famílias subiu 2,7% e foi o que mais contribuiu para as despesas. Houve uma queda nos estoques básicos, provavelmente refletindo alguns dos desafios recentes da cadeia de suprimentos.

A produção industrial caiu 0,1% no terceiro trimestre em base trimestral, após a alta de 0,8% no segundo trimestre. No setor manufatureiro, houve queda de 0,7%, após a alta de 1,8% no trimestre anterior. O setor de serviços, por sua vez, teve contribuição positiva para o crescimento do PIB britânico, subindo 1,4% relação ao trimestre anterior.

Em setembro, a economia do Reino Unido cresceu 0,6% em base mensal, após a alta de 0,1% registrada em agosto, mostraram os dados.