PIB do Reino Unido contrai 1,5% no primeiro trimestre

Foto: Freeimages.com/ Matt Lennon

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no primeiro trimestre de 2021 caiu 1,5% na comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados preliminares divulgados pelo departamento nacional de estatísticas.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, o PIB recuou 6,1% de janeiro a março de 2021. No quarto trimestre de 2020, a economia britânica havia avançado 1,3% ante o trimestre anterior e recuado 7,3% ante o mesmo período de 2020.

A produção industrial recuou 0,4% no primeiro trimestre em base trimestral, após a alta de 2,0% no segundo trimestre, e o setor manufatureiro teve queda de 0,7%, depois do avanço de 3,3% no trimestre anterior.

O setor de serviços, por sua vez, recuou 2,0% na mesma base de comparação, depois da alta de 1,0% nos três meses anteriores, enquanto o setor de construção teve alta de 2,6%, seguindo o avanço de 2,7% do trimestre anterior.

Segundo o departamento nacional de estatísticas, o fechamento de escolas e uma grande queda nas vendas no varejo no início do trimestre reduziram o crescimento do PIB no Reino Unido.

O consumo do governo aumentou e a balança comercial melhorou, embora isso se devesse a uma queda mais acentuada das importações do que as exportações. No entanto, o consumo final das famílias e o investimento empresarial diminuíram como resultado da reintrodução das restrições ao novo coronavírus.