PIB do primeiro ano de governo mostra os Estados Unidos do século 21, afirma Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou o forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país divulgado hoje, dizendo que seu plano econômico está funcionando e que ainda há outras etapas que irão fortalecer a economia norte-americana.

“Os números do PIB do meu primeiro ano mostram que estamos finalmente construindo uma economia dos Estados Unidos para o século XXI, com o crescimento econômico mais rápido em quase quatro décadas, juntamente com o maior ano de crescimento do emprego na história americana”, disse Biden num comunicado publicado pela Casa Branca.

Biden ainda pediu que o Congresso aprove um projeto de lei que visa tornar a economia norte-americana mais competitiva.

“Peço ao Congresso que continue esse ímpeto ao aprovar o projeto de lei que tornará os Estados Unidos mais competitivo, fortalecendo nossas cadeias de suprimentos, nossa manufatura e inovação, além de investir em energia limpa e reduzir os custos dos alimentos”, acrescentou Biden.

O PIB dos Estados Unidos cresceu 6,9% no quarto trimestre de 2021 em relação ao trimestre imediatamente anterior em termos anualizados, de acordo com a leitura preliminar divulgada pelo Departamento do Comércio do país.

O dado ficou acima das previsões dos analistas, que esperavam alta de 5,5%. O indicador mostra que o crescimento econômico desacelerou em relação ao terceiro trimestre, quando o PIB norte-americano cresceu 2,3% em base anualizada.