PIB da zona do euro cresce 0,2% do 2T19

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõem a zona do euro cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, de acordo com a segunda leitura divulgada pela agência de estatísticas Eurostat. Os dados são ajustados para efeitos sazonais.

Na comparação com o mesmo período de 2018, houve crescimento de 1,1%. Os dados confirmam a leitura preliminar. No primeiro trimestre, a economia da eurozona havia crescido 0,4% na comparação trimestral e 1,3% em base anual.

Entre os países do bloco monetário, o maior crescimento veio da Finlândia, cujo PIB subiu 0,9% no segundo trimestre ante o primeiro. Em segundo lugar aparece o Chipre, com crescimento de 0,7%.

Já o pior desempenho foi registrado pela Alemanha, maior economia do bloco, cuja economia contraiu 0,1% na mesma base de comparação. O PIB da Espanha cresceu 0,5%, o da França avançou 0,2% e o da Itália ficou estável. Na União Europeia como um todo, o PIB conjunto cresceu 0,2% no segundo trimestre na comparação com os três meses anteriores e subiu 1,3% ante o mesmo período de 2018. No primeiro trimestre, o crescimento havia sido de 0,5% em base trimestral e de 1,6% em base anual.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com