PIB da Índia cresce 4,5% no 3T19, menor nível desde 2013

559

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) da Índia subiu 4,5% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, sua menor taxa desde o primeiro trimestre de 2013, de acordo com dados do Ministério de Estatísticas do país.

Rashtrapati Bhavan, a residência oficial do presidente da Índia, em Nova Deli. / Crédito: Pexels

No segundo trimestre deste ano, o PIB indiano havia crescido 5,0%. O crescimento econômico do país no terceiro trimestre de 2019 desacelerou pelo décimo sexto mês seguido, e veio em linha, em geral, com as expectativas do mercado.

Os dados mostraram aumento dos gastos do governo e uma recuperação encorajadora no crescimento do consumo, segundo o economista da Capital Economics, Mark Williams. Porém, o crescimento do investimento caiu para apenas 1,0% ao ano, acrescentou.

Além disso, uma queda de 6,9% ao ano nas importações significou que as exportações líquidas deram uma contribuição positiva ao avanço do PIB. Já o crescimento da produção industrial desacelerou de 2,7% ao ano no segundo trimestre para 0,5% ao ano no terceiro trimestre, destacou Williams.

“A economia da Índia desacelerou ainda mais no terceiro trimestre e, com uma forte recuperação no curto prazo parece improvável, há uma chance crescente de que o corte de juros que é quase certo na próxima semana seja seguido por outro em fevereiro. O impacto atrasado do estímulo político deve, no entanto, conduzir a uma recuperação em 2020”, concluiu.