PIB da Alemanha sobe 1,5% no segundo trimestre ante primeiro

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha subiu 1,5% no segundo trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário. As informações são da leitura revisada divulgada pelo escritório oficial de estatísticas do país.

Na comparação com o segundo trimestre de 2020, o PIB avançou 9,2%, em dados com ajuste para efeitos de calendário. Sem esses ajustes, o PIB teve alta de 9,6%.

No primeiro trimestre deste ano, a economia alemã havia recuado 2,1% em base trimestral, de 3,1% em base anual com ajuste e 3,4% em base anual sem ajustes, segundo dados revisados.

A economia alemã se recuperou no segundo trimestre devido “principalmente ao aumento da despesa de consumo final das famílias e do governo”, diz o relatório, depois que a crise do novo coronavírus causou outra queda no desempenho econômico no início de 2021.

Ainda assim, o PIB está em queda na comparação pré-crise. “O PIB ainda está 3,4% menor no segundo trimestre de 2021 do que no quarto trimestre de 2019, um trimestre antes do início da crise do novo coronavírus”.