Petronas quer aumentar market share no setor de lubrificantes no BR

Por Wilian Miron

São Paulo – A Petronas pretende investir R$ 120 milhões no mercado brasileiro e chegar a 15% de participação na área de lubrificantes até 2024, disse o diretor geral da companhia para o cone leste e Américas, Luiz Sabatino.

Atualmente a empresa tem 11,7% deste nicho, em quarto lugar, e quer acirrar a competição com Petrobras, Iconic e Moove (Cosan) pelas primeiras posições. “O Brasil tem a vantagem de ser um país com um grande mercado consumidor e muito rodoviário, o que o torna atrativo para o segmento de lubrificantes”, disse o executivo.

Em entrevista à Agência CMA, Sabatino afirmou que o prognóstico da empresa para este ano está mantido, apesar de a economia brasileira ainda não demonstrar sinais de recuperação mais consistentes.

Contudo, o executivo espera uma recuperação da atividade econômica do país a partir do segundo semestre. Nos quatro primeiros meses do ano, o setor de lubrificantes caiu 4%, mas o momento não foi tão ruim para a Petronas, que recuou 1,6% no intervalo.

Diante da perspectiva do mercado, a Petronas lançará o novo lubrificante da linha Syntium, voltado para o incipiente mercado de carros híbridos.

Segundo o diretor global de pesquisa e tecnologia da companhia, Eric Holthusen, o novo produto tem como objetivo acompanhar as mudanças na indústria automotiva, que está se direcionando para carros que funcionam a combustão e a energia elétrica. “Nossa estratégia é chegarmos em primeiro lugar em market share desta tecnologia”.

INVESTIMENTOS

Em relação à possibilidade de a empresa comprar ativos da Petrobras ou participar dos leilões de petróleo que serão promovidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no segundo semestre, o executivo disse que a empresa vê um enorme potencial no Brasil, e que isso faz com que eles fiquem de olho nas oportunidades que aparecem, “Há um interesse da empresa em expandir”, diz Sabatino, sem entrar em detalhes.

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