Pesquisa indica vitória de Boris Johnson com 43%

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Foto: Divulgação/ Boris Johnson

Por Julio Viana

São Paulo – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve se reeleger nas eleições gerais do dia 15 de dezembro, segundo pesquisa de opinião publicada pela organização YouGov. De acordo com a enquete, 43% dos entrevistados devem escolher representantes do partido conservador, enquanto 34% devem votar em candidatos do partido trabalhista.

Segundo a YouGov, estima-se que os correligionários de Johnson devem conquistar um total de 339 assentos na Câmara dos Comuns, dando ao partido a maioria da casa. A margem de erro da pesquisa coloca o intervalo de acerto entre 311 a 367 cadeiras.

Já o partido trabalhista, cujo líder é Jeremy Corbyn, o segundo candidato com mais votos depois de Johnson, deve conseguir apenas 231 assentos na Câmara. A margem de erro da enquete coloca o intervalo de acerto entre 2016 e 256 lugares.

Abaixo dos dois principais partidos estão os Liberais Democratas, com 12% de votos, o partido do Brexit, com 3% e os verde com 3%.

A pesquisa colheu resultados até o dia 10 de dezembro. Caso a enquete se comprove verdadeira, Johnson promete realizar o divórcio do Reino Unido com a União Europeia até o dia 31 de janeiro com ou sem acordo.